quinta-feira, 26 de abril de 2007

Did you ever know you were my hero?

Paciência com esse post porque hoje eu estou muito aleatoria. É só que, eu acabei de ver o último vídeo da Avril Lavigne, Girlfriend, e me fez pensar. Tipo (vixe, eu escrevendo tipo, não é um bom sinal), essa menina a uns quatro ou cinco anos atrás (já faz tudo isso?) usava gravatinha e calça cargo e beijava baratas na televisão, cantava sobre ser diferente e como meninos podem ser idiotas mesmo se você os ama-los, gritava que não era punk, mas também não era Britney e era tudo muito fake, divertido e catartico. Ela tinha uma voz bonitinha, era sentimental, fazia caretas e era isso que importava.
Agora, uma mulher casada, ela desaprendeu a cantar, usa meia arrastão e canta sobre roubar o seu namorado. So much for girl power... E o que é aquele clipe? Eu sei que a intenção é ser ironico, mas Avril, baby, existe um motivo porque nunca mandaram você dançar antes. Suas pernas de palito estavam melhor quando escondidas por quilos de calça baggy.
E não é a dança em si, eu não tenho absolutamente nada contra quando a Beyonce ou a Shakira, que sabem dançar, giram seu trabalho ao redor disso. Hips don´t lie é tão divertido quanto cantar Losing my grip alto, por motivos diferentes, mas é por isso que a Shakira é a Shakira e a Avril Lavigne deveria ter continuado a ser a Avril Lavigne.
E não é que eu seja oposta a mudança, porque por acaso existe camaleoa maior que a Diva máxima, Madonna? Evoluir é sobreviver, e evolução depende de mudança. A diferença é que, Madonna nos idos anos 80, tambem começou como algo fabricado, uma tentativa de ser Cindy Laupner e outras coisas em voga (voga é uma expressão tão anos 80) na época. E essa criatura não só viveu como reinventou o pop e se tornou sua rainha.
O que Avril faz agora é o oposto, ela tenta se livrar de sua imagem anterior porque ela acha que é isso que o povo (aquele que tem a religião como ópio) quer e faz da maneira que ela que tal povo quer. É muito "olha, ela é o oposto do que costumava ser, ela cresceu, isso é tão punk rock", só que não.
Então,depois de me tornar totalmente indiferente a srta Lavigne (pudera ela ter mudado, ela casou com um fucking Emo) eu fui ouvir alguma coisa pra me animar. Aí sim, um exemplo de evolução, essa moça começou num puta show de calouros glorificado, ganhou, gravou um disco xoxinho que tem musiquinhas agradecendo a Deus por estar onde está, depois se livrou das amarras de tentar ser quem as pessoas queriam que ela fosse e fez um segundo cd muito pop e muito legal e meio que tomou a industria musical de surpresa.
Afinal cantar Since you´ve been gone desafinando todos os agudos é tão divertido quanto aquele clipe de Because of you é triste. Pode ser que ela ainda ceda sobre a pressão da industria, mas por enquanto, com vocês, Kelly Clarkson:


3 comentários:

Renata disse...

eu sabia, mas sabia mesmo, que vc ia se decepcionar com esse clipe novo da Avril! Sério, sempre que eu via eu pensava: ó que será que a Tereza vai pensar quando ver isso?

Eu percebi que tinha algo muito errado quando a minha IRMÃ comentou comigo: "Já viu o novo clipe da Avril? É muito legal!!"

Unknown disse...

Essa primeira música foi legalzinha mesmo, mas Because of You é tão... hum, boring?

quanto à Avril, abstenho-me.

Adriana Toyoshima disse...

pois é, eu tbm me decepscionei mto com a avril!
gostava tanto dela na epoca de tomorrow, happy ending...